Cloud Composer: entenda como funciona a ferramenta de orquestração de workflows baseada em Python
O Cloud Composer foi desenvolvido pelo Google para melhorar os processos de criação e orquestração de workflows na Google Cloud Platform (GCP). Trata-se de uma plataforma de orquestração de fluxos de trabalho ETL – do inglês Extract Transform Load (Extrair Transformar Carregar) – completamente gerenciada no Apache Airflow, uma ferramenta de orquestração de código aberto amplamente utilizada.
Dessa maneira, é possível criar, agendar e monitorar fluxos de trabalho complexos de forma simples com o Cloud Composer, um ambiente unificado de dados baseado na linguagem de programação Python.
O serviço totalmente gerenciado facilita a transição para a nuvem e também permite manter um ambiente híbrido de dados, orquestrando fluxos de trabalho que abrangem nuvem local e pública. Com o Cloud Composer, os profissionais de marketing conseguem realizar análises altamente sofisticadas, de modo que os preços são baseados por consumo da nuvem do Google, ou seja, você paga pelo que usa.
Conheça as vantagens em utilizar o Cloud Composer
– Integração com a GCP de ponta a ponta: a ferramenta permite a orquestração de pipelines dentro e fora da Google Cloud Platform. Possui integração com BigQuery, Dataflow, Dataproc, Datastore, Cloud Storage, Pub/Sub, Cloud ML Engine (páginas em inglês) e outros.
– Ambientes híbridos e multi-cloud: é possível conectar seu pipeline e eliminar silos por meio de um serviço único de orquestração. Com o Cloud Composer, você facilita a transição para a nuvem ou a criação de um ambiente de dados híbrido orquestrando fluxos de trabalho que se cruzam entre a nuvem local e a pública.
– Fácil orquestração de workflow: o Cloud Composer acelera e simplifica os processos de criação e agendamento de workflows dinamicamente, uma vez que os pipelines são configurados como gráficos acíclicos dirigidos (DAG, na sigla em inglês) em Python, podendo ser criados por usuários de qualquer nível de experiência com apenas alguns cliques.
– Solução baseada em código aberto: é possível usufruir da portabilidade e da liberdade tecnológica do open source oferecidas pelo Apache Airflow, além da integração com inúmeras plataformas.
– Totalmente gerenciado: por ser executado e gerenciado no GCP, o Cloud Composer elimina a necessidade de recursos de provisionamento e libera as equipes para focar na criação, no agendamento e no monitoramento de pipelines.
Quero começar a usar o Cloud Composer agora! O que fazer?
Mesmo que o Cloud Composer seja um serviço gerenciado e possa ser utilizado por profissionais com qualquer nível de conhecimento em programação, é essencial buscar um parceiro certificado e capacitado para configurar e ajustar adequadamente a infraestrutura que será necessária para realizar os processos de ETL, que por sua vez precisam ser construídos de acordo com a necessidade de cada negócio.
A Predicta é certificada não apenas para gerenciar o Google Cloud Platform, mas também o Google Marketing Platform e integrar todas as estratégias, desde o planejamento até a organização dos dados das iniciativas digitais.
Vamos agendar uma reunião? Fale conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.