Vídeo digital abocanha mais investimento na publicidade; confira formatos
Em 2018, os gastos com publicidade digital no país atingiram R$ 16,1 bilhões, sendo vídeo o formato que respondeu por 38% das verbas, na frente de display com 34% e search com 18%. Os dados são da pesquisa “Digital AdSpend 2019”, realizada pelo IAB Brasil, e representam um retrato da relevância do formato que caiu no gosto dos consumidores brasileiros e também das marcas.
O sucesso e o crescimento acelerado dessa tendência é impulsionado pela demanda dos consumidores, que assistem a cada vez mais vídeos pelos smartphones. De olho no aumento desse consumo, as marcas apostam em diversos formatos de vídeo online, tanto para a construção de marca quanto para gerar resultados de negócio.
A estrela da publicidade digital
O Brasil é o segundo país com maior consumo de vídeo no celular no mundo, em horas assistidas, atrás somente da Índia. Assim, podemos esperar que o ritmo do consumo de vídeo continue avançando, enquanto mais anunciantes, publishers e empresas de mídia aumentam o foco nesse formato. Mas por que tanto sucesso?
A publicidade em vídeo reúne imagem, áudio e interatividade, o que faz dela a grande “rock star” da publicidade digital atualmente. Diversos estudos mostram que os internautas leem cada vez menos, por isso, quanto menos texto e mais imagem, melhor!
Diante disso, os vídeos online apresentam-se como formatos altamente atrativos, convincentes e capazes de oferecer uma experiência de compra totalmente amigável aos usuários em comparação a anúncios estáticos.
E considerando que a jornada do consumidor é cada vez mais pautada pelos vídeos – vide o alto crescimento de plataformas e serviços como YouTube, Instagram e Netflix – nada mais natural que as marcas recorram a esses formatos para engajar seus públicos-alvo nas diversas fases do funil.
Daí a importância de se produzir formatos específicos para o digital e para o mobile, e não apenas adaptar o comercial da TV para as telas menores. Isso significa que marcas e agências devem se preocupar em criar vídeos mais curtos, com legendas grandes e considerar que em 90% das vezes o celular está no mudo.
Formatos
Agora que você já conhece a importância de contemplar os vídeos online em sua estratégia digital, vamos aos principais formatos e soluções disponíveis hoje no mercado para atender às demandas de anunciantes e agências.
· In-stream: permite que os anunciantes posicionem anúncios antes (pre-roll), durante (mid-roll) ou depois (post-roll) do conteúdo do vídeo dentro de players, em sites de publishers, aplicativos e redes sociais. Modelo de compra: CPM (Custo por Mil Impressões)
· Outstream: entregue em estilo “nativo” onde o anúncio é exibido à medida que o usuário percorre a página, seja no feed de uma rede social ou ao longo de um site de notícias.
Exemplo de Outstream:
Flipbook: é um vídeo de destaque silencioso, interativo e atraente, que é exibido à medida que os usuários rolam o conteúdo da página. Os usuários rolam a tela para cima ou para baixo para controlar a velocidade de reprodução e a direção do clipe de destaque. Os espectadores podem clicar para assistir ao vídeo completo com som. Modelo de compra: CPM (Custo por Mil Impressões)
Conheça os formatos exclusivos do YouTube
Trueview In-stream puláveis (com skip): é exibido antes, durante ou depois de outros vídeos. Após cinco segundos, o usuário pode pular o anúncio. Modelo de compra: CPV (Custo por View Completo ou até 30 segundos – se o vídeo for maior)
Trueview In-stream não puláveis (sem skip): possui no máximo 15 segundos e é reproduzido antes, durante ou depois de outro vídeo. O espectador não têm a opção de pular o anúncio. Modelo de compra: CPM (Custo por Mil Impressões)
Discovery: formato que promove um vídeo em locais de descoberta. Consiste em uma imagem de miniatura do seu vídeo com um texto. Modelo de compra: CPM (Custo por Mil Impressões)
Bumper Ads: tem seis segundos ou menos e é exibido antes, durante ou depois de outros vídeos. Os espectadores não têm a opção de pular o anúncio. Modelo de compra: CPM (Custo por Mil Impressões)
TrueView for Action: adiciona uma tela final, além de sobreposições de CTAs (calls-to-action) e de título em destaque, aos seus anúncios em vídeo no YouTube. Modelo de Compra: CPV (Custo por View Completo ou até 30 segundos – se o vídeo for maior)
TrueView for Shopping: adiciona ao conteúdo do anúncio em vídeo detalhes de produtos e links para compra. Com os produtos relevantes em destaque no banner complementar ao vídeo, é mais fácil que as pessoas considerem a compra. Modelo de Compra: CPV (Custo por View Completo ou até 30 segundos – se o vídeo for maior)
Quero investir nestes formatos! O que fazer?
Todos estes formatos estão disponíveis na plataforma de compra de mídia programática do Google, o Display&Video360. A Predicta é Sales Partner do Google e tem expertise e certificação para gerenciar a solução. Oferecemos todo suporte para agências e anunciantes no que se refere à compra de mídia, acompanhamento de métricas e inteligência de dados.
Vamos testar? Agende uma reunião conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.