Search Ads 360: o que é, como funciona e quando utilizar?
Antes de falar especificamente sobre o Search Ads 360, vale refletir sobre uma pergunta que todo mundo já ouviu ou pelo menos pensou: o que seria da nossa vida hoje se não fosse o Google?
O boom dos sites de busca em 1994 foi um verdadeiro divisor de águas na história da humanidade, quando passamos a contar com a internet para buscar informações que antes só eram encontradas em livros e enciclopédias.
Foi nesse ano que surgiram precursores do Google, como Yahoo! (ainda muito usado), Infoseek e WebCrawler.
Mais de duas décadas se passaram e o cenário atual é bem diferente: mais de 3.5 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias, ou seja, 1.2 trilhões por ano.
É o site mais visitado em todo o mundo e responsável por receber mais de 90% das demandas de busca. O restante se divide entre outras URL’s como o próprio Yahoo, Bing e Baidu e Yandex RU.
Diante disso, surgiu também a oportunidade e a necessidade das marcas em estar bem posicionadas nos espaços nobres dos sites de busca. Estar nas primeiras páginas traz também o status de confiança, credibilidade, visibilidade e aumenta a chance de negócios.
Mas como fazer para estar bem posicionado?
Existem duas maneiras de chegar a esse objetivo:
– Por SEO: estratégias de otimizações técnicas e de conteúdo que potencializam o posicionamento orgânico e a relevância em sites de busca
– Por Paid Search: quando o anunciante paga para estar nas primeiras posições de busca como link patrocinado
É no crescente universo de Paid Search que está a importância e as possibilidades do Search Ads 360.
O que é o Search Ads 360 e como funciona?
O Search Ads 360 é a principal plataforma do mercado no que se refere a gerenciamento de anúncios para campanhas de marketing de busca. Por meio dela, as agências e profissionais de marketing conseguem analisar e gerenciar o desempenho dos anúncios/palavras-chave em diversos mecanismos de busca e canais de mídia, inclusive fora do Google.
Com o Search Ads 360, você poupa tempo, reduz a complexidade e toma decisões mais eficazes para aumentar o retorno do investimento (ROI) do marketing de busca.
Os relatórios minuciosos extraídos pela plataforma e a otimização do fluxo de trabalho permite uma exibição mais clara para os compradores e o rastreamento das campanhas, especialmente se utilizada a integração nativa com a Google Marketing Platform.
Tudo isso é possibilitado pelo fato do SA 360 ter uma conexão de API direta com os diversos mecanismos de pesquisa.
Isso não quer dizer que uma campanha de paid search garante as primeiras colocações nas buscas. Como a concorrência pelos espaços é cada vez mais acirrada, os algoritmos dos sites de busca também avaliam a qualidade das palavras-chave, taxa de cliques e qualidade do site do anúncio, por exemplo.
Um recurso muito importante na forma de funcionar do Search Ads 360 é a possibilidade de gerenciar diferentes anunciantes dentro de uma rede de agências. Dessa forma, os anunciantes têm suas visões personalizadas de campanhas e resultados.
As métricas de desempenho, por sua sua vez, são mensuradas por uma URL de rastreamento do próprio SA 360. Existem duas maneiras para adquirir essas métricas, que o Google define da seguinte maneira:
Com acompanhamento paralelo
- Um consumidor pesquisa por um produto em um mecanismo de pesquisa.
- O mecanismo de pesquisa exibe um anúncio e informa uma impressão.
- O consumidor clica no anúncio.
O mecanismo de pesquisa informa um clique e envia o consumidor diretamente para a página de destino.
Ao mesmo tempo, o mecanismo envia uma solicitação adicional ao URL do servidor de cliques.- O Search Ads 360 usa os dados no URL do servidor de cliques para relatar uma visita e atribui a visita ao seu anúncio.
- Os mecanismos relatam Cliques, enquanto o Search Ads 360 relata Visitas. O número de cliques difere do de visitas quando as páginas de destino estão indisponíveis. Isso ocorre provavelmente devido a URLs de página de destino incorretos, problemas de conectividade ou filtragem de spam.
- O consumidor faz uma compra e é levado à página de confirmação do anunciante.
- A página de confirmação contém uma tag do Floodlight que dispara e informa uma conversão.
O Search Ads 360 informa uma conversão do Floodlight.
Sem acompanhamento paralelo
- Um consumidor pesquisa por um produto em um mecanismo de pesquisa.
- O mecanismo de pesquisa exibe um anúncio e informa uma impressão.
- O consumidor clica no anúncio.
O mecanismo de pesquisa informa um clique.- O consumidor é redirecionado aos servidores de cliques do Search Ads 360.
- O Search Ads 360 registra algumas informações de rastreamento e direciona o clique para a página de destino do anunciante.
Para confirmar o direcionamento do clique, o Search Ads 360 informa uma visita.- Os mecanismos relatam Cliques, enquanto o Search Ads 360 relata Visitas. O número de cliques difere do de visitas quando as páginas de destino estão indisponíveis. Isso ocorre provavelmente devido a URLs de página de destino incorretos, problemas de conectividade ou filtragem de spam.
- O consumidor faz uma compra e é levado à página de confirmação do anunciante.
- A página de confirmação contém uma tag do Floodlight que dispara e informa uma conversão.
O Search Ads 360 informa uma conversão do Floodlight.
Diferença entre o Search Ads 360 e o Google Ads
Apesar dos nomes parecidos, o Search Ads 360 e o Google Ads têm uma grande diferença entre si: enquanto o Google Ads faz toda a gestão de anúncio dentro da rede de busca do Google, que inclui também o Youtube Search, o Search Ads 360 abrange os outros mecanismos, como o Bing.
Outra diferença importante está no fato de que o Google Ads (AdWords) tem recursos de relatórios sofisticados e automação de lances inteligentes, mas isso só pode ser definido em grupo de anúncios e da campanha, e não no nível da palavra-chave. Os anúncios do Search Ads 360 permitem que estratégias de lances automáticos sejam definidas também no nível da palavra-chave.