Predict Intent. Drive Growth: meus insights do Google Marketing Live 2018
Stop chasing intent. Start predict intent. Dentre as várias mensagens que passaram – e ficaram- na minha cabeça durante o Google Marketing Live 2018 (GML’18), essa com certeza é uma das principais. Mais do que extrair insights de dados, é preciso prever comportamentos e intenções para alavancar os resultados das estratégias digitais.
- – Predicta é escolhida como Sales Partner do Google
– Novidades do Google Marketing Platform Partners Summit
– Black Friday: estratégias digitais para vender mais
O GML acontece todos os anos e é muito aguardado por profissionais de marketing do mundo todo. Este ano, o público de 2500 pessoas, composto por anunciantes, parceiros e funcionários do Google, se reuniu em San José, Califórnia para conhecer as novidades da 2ª marca mais valiosa do mundo!
A edição de 2018 se pautou principalmente na apresentação de iniciativas focadas em automação, machine learning e a funcional Google Marketing Platform (GMP), que ficam ainda mais poderosas quando acompanhadas dos 7 ativos da companhia os quais reúnem pelo menos 1 bilhão de usuários. São elas: Youtube, Chrome, Android, Search, Gmail, Maps e Store.
Nova Google Marketing Platform
A nova marca GMP, que vem substituir a antiga Double Click, trouxe consigo uma repaginação e novidades com o objetivo de melhorar resultados, simplificar a experiência dos usuários e fortalecer a colaboração dentro das plataformas. Dentro dela, tudo é possível.
Executar campanhas, gerir audiência, amarrar planos de mídia com criativos, vasculhar inventários para veiculação de campanhas e acompanhar métricas de resultados.É uma baita ferramenta e uma mão na roda no meio de um processo de marketing digital bem mais complexo que também exige treinamento e empenho de profissionais.
Falando nessa relação entre homem e máquina – cada vez mais estreita – acho válido também realçar a proposta do novo Google Assistant em nossos cotidianos, se tornando aquele amigo virtual que todos gostaríamos de ter. As bolas da vez são os millenials e as famílias trabalhadoras. Os millenials se adequam facilmente a qualquer nova tecnologia. As famílias precisam de uma ajuda cibernética para se organizar em meio ao caos do dia a dia. O Assistant pretende ajudar a: tornar mais agradável sua hora de acordar e se preparar sair de casa, tornar o seu trajeto até o trabalho pode ser bem aproveitado e finalmente, depois da agitação de um dia ocupado, conseguir ter uma noite relaxante em casa.
Exemplificando: o caminho que você fez pelo Maps não está isolado da sua conta no Gmail e na sua conta do Youtube. Pode parecer conspiratório, mas tende a facilitar muitas situações. Por meio dela, também é possível analisar o comportamento dos usuários de maneira completa seguindo uma lógica apresentada como: coletar dados >> transformar >> analisar >> visualizar >> ativar. A partir disso, é possível identificar o cliente certo, engajá-lo e personalizar sua experiência em todos os canais.
Voltemos lá no início. Lembra daquela mensagem do “predict” (prever) ao invés do “chase” (perseguir)? Falar é bem mais simples que executar, claro. Mas o Google Marketing Live mostrou uma série de possibilidades as quais podem ser tomadas como um ponto de partida para encontrar as tendências.
Considerações finais
Em suma, é preciso ter um delivery comercial (venda e relacionamento com clientes) e operacional (planejamento e execução) diferenciado e com ótimos SLA’s. Ainda assim, para vencer, é fundamental alavancar em Tecnologia e Data Science com foco em automação e na modelagem de dados para aumentar o valor agregado do marketing digital.
Por fim, cito uma experiência pra lá de prazerosa e inesquecível que vivenciei no GML 2018: encerrar um dos dias de palestras com um show impecável de John Legend, exclusivo para o público do evento.