Por que a mensuração de ações digitais deve ser uma prioridade?
À medida que o número de pontos de contato ao longo da jornada do consumidor aumenta consideravelmente com a evolução dos canais digitais, o desafio de medir o impacto dos esforços de marketing torna-se ainda mais complexo. Mas por onde começar?
Os profissionais de marketing mais avançados em mensuração têm quatro vezes mais chances de ultrapassar suas metas e de aumentar sua participação no mercado e sua receita, em relação aos profissionais menos experientes. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Bain & Company que buscou mapear práticas e abordagens de mensuração digital.
O estudo também mostra que há algumas características comuns entre esses profissionais bem-sucedidos em suas estratégias de mensuração. Confira a seguir três dicas que você pode adotar agora mesmo para impulsionar a mensuração digital em sua empresa.
1. Esqueça a métrica perfeita e foque nos objetivos do seu negócio
Em vez de achar que existem métricas perfeitas, foque em utilizar métricas de proxy (proxy metrics) ou indicadores de desempenho que vão de encontro aos objetivos do seu negócio. Elas podem ser microconversões, visitas à sua loja, preenchimento de formulário, vídeo assistido, dentre outras.
Essa métricas de proxy ajudam a preencher as lacunas e aprimorar a tomada de decisões. Além disso, elas evitam que você corra o risco de ficar obcecado com uma determinada métrica.
O ideal é analisar o sucesso da campanha como um todo, e não apenas venda no e-commerce ou cliques finais, por exemplo. Por isso, esses indicadores de desempenho podem ser uma ferramenta eficaz para medir o crescimento.
2. Unifique dados para compreender toda a jornada de compra
Em uma campanha, o mesmo usuário pode ser impactado mais de uma vez em veículos diferentes e canais diferentes. Por isso, a mensuração e as plataformas devem estar conectadas para fornecerem uma visão sobre cada usuário, independentemente se o acesso ocorreu via mobile, desktop ou tablet.
As equipes precisam indispensavelmente trabalhar juntas para analisar a realidade da campanha. A partir dessa visão centralizada, é possível entender a contribuição de cada ponto de contato ao longo da jornada, otimizar melhor os investimentos em cada canal e extrair insights relevantes sobre as campanhas.
Você também será capaz de reduzir desperdícios e eliminar ações que não estão funcionando bem, como perceber quantas vezes o usuário está sendo impactado por um anúncio, por exemplo, para evitar que haja uma exposição excessiva.
3. Invista em automação e machine learning para acionar insights
A tecnologia disponível atualmente facilita a tomada de ações estratégicas em meio a uma montanha de dados. Invista em machine learning e automação para alcançar novos clientes e nutrir o funil de marketing.
A mídia programática, modalidade de compra automatizada de publicidade digital, é uma forma de garantir que sua empresa consiga automatizar os leilões de compra de mídia e garantir o melhor custo por impressão, aumentando significativamente o retorno sobre o gasto com anúncios.
Além disso, plataformas como Google Cloud Platform permitem utilizar big data e machine learning para potencializar a publicidade online. Nela, tudo é feito de forma integrada, possibilitando um maior controle dos dados e aplicação de recursos computacionais em larga escala no processo de análise de dados.
O sucesso depende da mensuração
Mais do que confiar apenas em views e conversões, é importante medir o sucesso da campanha de acordo com os objetivos do negócio para descobrir o que está dando certo e onde estão as falhas.
A Predicta possui um time de especialistas para ajudar sua empresa a otimizar o planejamento, a compra e a operação de campanhas digitais com base em seus objetivos de negócio. Além disso, contamos com profissionais especializados em BI que podem auxiliar sua empresa na integração de dados de diversas fontes com intuito de extrair insights poderosos para seus negócios.
Vamos agendar uma reunião? Fale conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.