Mobile Web vs Mobile App: Onde os consumidores gastam mais?
Um boa experiência de app alavanca engajamento, lealdade e tempo gasto dos usuários. Mais atenção pode gerar maiores gastos por parte dos consumidores.
– 6 motivos para investir em Mídia Display
– 11 dicas para começar a trabalhar com Data Driven Marketing
– Como usar a Programática para alavancar receitas no mobile
Em 2018, o total de receitas geradas por app cresceram 63%, de acordo com uma pesquisa da empresa Poq, que se baseou na plataforma de clientes da empresa. O tempo gasto em aplicativos de compra nos dispositivos cresceu para 18 bilhões de horas mundiais em 2018, mais de 45% em relação aos dois anos anteriores.
Se analisarmos o tempo gasto, novembro de 2018 foi marcado por ser o mês mais intenso de compras mobile na história (lembrando que em novembro temos Black Friday). Foi um crescimento de 65% em todo mundo em aparelhos Android.
Nos EUA, as sessões de compra no mobile cresceram 70% em relação a 2016. A Amazon ficou em terceiro lugar no número de usuários ativos de aplicativos em 2018 tanto para Android quanto para Iphones. Foi o único aplicativo de varejo a chegar no top 10 dos EUA.
No ano passado, a audiência de mobile web da Amazon foi maior que a de app, segundo a Comscore. Uma média de 152 milhões de usuários únicos por mês contra aproximadamente 112 milhões de usuários de app.
Ainda assim, a grande maioria do engajamento de compras da Amazon se deu pelo aplicativo, com 85% do tempo gasto contra 15% do mobile web.
De acordo com a App Annie, o tempo gasto pelos consumidores norte-americanos em aplicativos de compras e o aumento das vendas digitais teve uma correlação positiva de 0,97 entre o primeiro trimestre de 2014 e o terceiro trimestre de 2018.
Projeções mostram que as vendas de e-commerce no varejo nos EUA atinjam $268.78 bilhões em 2019, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. Em 2020, esse número aumentará para $338,02 bilhões e será responsável por quase metade das vendas totais de comércio eletrônico no varejo dos EUA.
Os varejistas nem sempre fizeram um bom trabalho de incentivo à conversão para dispositivos móveis, mas estão se conectando muito melhor com seus clientes. Os ganhos no e-commerce podem ser impulsionados por estratégias de marketing aprimoradas.
“Os varejistas devem ativar todas as fases do funil de marketing para maximizar o valor da vida útil do cliente. Eles podem fazer isso usando táticas como comunicar explicitamente o valor de seu aplicativo, segmentar os clientes de canais relevantes e incentivar diretamente downloads”, disse Andrew Lipsman, principal analista da eMarketer.