Data Fusion: entenda como funciona o serviço de integração de dados do Cloud e quando usar
O Data Fusion é uma das ferramentas de analytics da GCP, plataforma de nuvem do Google totalmente gerenciada. Conheça o serviço que ajuda profissionais de marketing a criar e gerenciar pipelines de código sem precisar de códigos!
A maior barreira para análises de dados corporativos e machine learning está na integração de dados. Grande parte das empresas tem dificuldade de reuni-los em um único lugar, com a capacidade de movê-los e transportá-los e, finalmente, extrair alguma informação deles que faça sentido para os negócios.
O Cloud Data Fusion veio para resolver esse problema e dar uma “mão” para os profissionais de marketing na hora de integrar dados de diversas fontes. É ideal para quem busca realizar análises de big data altamente sofisticadas com facilidade e rapidez, sem servidor (já que é armazenado na nuvem) e sem código (permite integrar dados com ferramentas de “arrastar e soltar”).
Entenda por que o Data Fusion é conhecido por reduzir a barreira de entrada dos marketers ao universo do Big Data, transferindo o foco das organizações de códigos e integrações para insights e ações.
Como funciona o Data Fusion
Antes de analisar os dados, é preciso higienizá-los, filtrá-los e agregá-los de maneira que eles possam ser úteis. É justamente nessa etapa que o Data Fusion facilita a vida de quem tem que lidar diariamente com a análise de informações.
Desenvolvido com base no projeto de código aberto do CDAP, o Data Fusion é um serviço de integração de dados nativo da nuvem, totalmente gerenciado, que ajuda o profissional de marketing a criar e gerenciar pipelines de dados ETL – do inglês Extract Transform Load (Extrair Transformar Carregar) – com grande eficiência.
Composto por interfaces gráficas altamente intuitivas, baseadas em ferramentas de “arrastar e soltar”, pode ser utilizado por usuários que não possuem conhecimento avançado em nuvem ou códigos, mas que conseguirão criar processos ETL com grande autonomia e extrair insights poderosos para os negócios.
A imagem acima mostra como a interface do Data Fusion permite criar um pipeline de dados maneira simples. Primeiramente, basta adicionar um conector para o banco de dados bruto, depois é inserida a etapa de “wrangler” que realiza a transformação dos dados em um conjunto de colunas. Por fim, os dados são enviados para os coletores BigQuery, para fins de análise, e Cloud Storage, para backup dos dados.
Quais as vantagens de usar o Data Fusion
– Criação e implantação de pipelines de dados sem códigos: o Data Fusion possui interfaces gráficas altamente visuais e recursos “arrastar e soltar” que facilitam a vida de quem tem que criar, integrar, testar, eliminar erros e implementar pipelines de dados. Bastam alguns cliques!
– Portabilidade de pipelines de dados: o Data Fusion é desenvolvido com base no projeto CDAP, uma plataforma 100% open-source de desenvolvimento de aplicações de data analytics.
– Recursos de transformação de dados (ETL) ao alcance de qualquer pessoa: sua ampla biblioteca open-source de modelos (ou conectores) de transformações e integração de dados pré-configurados facilita a vida dos profissionais de marketing, diminuindo a dependência dos times de desenvolvimento para criar códigos de qualidade.
– Integração nativa com a Google Cloud Platform: simplifica a segurança de dados e garante a disponibilidade imediata dos seus dados para rodar análises em escala na GCP, operacionalizar pipelines e realizar a integração de metadados. Oferece integração nativa com outras ferramentas da GCP, como BigQuery, Cloud Storage, Cloud Dataproc e Cloud Spanner.
Abaixo, você confere em quais iniciativas o Data Fusion pode ajudar a sua empresa.
Quero começar a usar o Data Fusion! Como fazer?
Agora você já sabe que o Data Fusion é a solução de analytics da Google Cloud Plataform que reduz os esforços e horas de dedicação ao desenvolvimento de códigos e integrações e permite às organizações focar somente em insights e ações.
E não pense que usar a nuvem é algo caro, ou inacessível. Pelo contrário, a utilização de serviços em cloud leva à redução de custos de infraestrutura e despesas com energia e máquinas necessários para o armazenamento e processamento de dados. Já as soluções de analytics da GCP – mesmo o Data Fusion, que é uma das mais sofisticadas – são acessíveis para empresas de todo o tamanho.
Mas para usufruir de todos os benefícios da nuvem do Google, é fundamental contar com um parceiro certificado e capacitado para configurar e ajustar adequadamente a infraestrutura que será necessária para realizar os processos de ETL, que por sua vez precisam ser construídos de acordo com a necessidade de cada negócio.
A Predicta é certificada não apenas para gerenciar o Google Cloud Platform, mas também o Google Marketing Platform e integrar todas as estratégias, desde o planejamento até a organização dos dados das iniciativas digitais.
Vamos agendar uma reunião? Fale conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.