Criativos dinâmicos: 5 vantagens de usar DCO na publicidade digital
Os profissionais de marketing têm em mãos uma mina de dados sobre seus clientes que podem ajudar na segmentação e ampliar a precisão de campanhas digitais. O Dynamic Creative Optimization (DCO) representa um passo além na personalização. Trata-se de uma tecnologia que otimiza o desenvolvimento dinâmico de criativos com base em dados sobre o usuário no momento em que o anúncio é entregue.
Na prática, o DCO faz com que os dados trabalhem mais para entregar anúncios ainda melhores aos consumidores. De olho nesses benefícios, 42% dos anunciantes afirmam utilizar criativos dinâmicos em suas campanhas, enquanto 27% planejam aderir ao recurso.
Ao permitir a personalização mais eficaz da experiência do anúncio, o DCO abre portas para inúmeras possibilidades. Veja como o dynamic creative optimization pode te ajudar e saiba quais as vantagens em investir nesse recurso.
1. Customização de anúncios em larga escala sem aumentar custos de criação
É ideal para otimizar criativos independentemente de variáveis de mídia, já que o DCO define regras próprias separadamente para cada tipo de mídia comprada via DSP. Ao contrário dos anúncios estáticos, os modelos dinâmicos processados pelo DCO permitem editar e inserir elementos, como textos, imagens, call-to-action de forma automatizada e otimizadas, sem aumentar os custos.
Um dos usos mais comuns do DCO é o anúncio de retargeting de produtos. Esses anúncios exibem conteúdo dinâmico a partir da navegação do website de uma pessoa em um site – como produtos visualizados ou adicionados a um carrinho de compras.
Com o DCO, você não precisa editar cada versão do anúncio. Por exemplo, quando uma campanha de retargeting focada em produto utiliza uma variedade de SKUs, a tecnologia insere cada variável no layout automaticamente. Dessa forma, o recurso é bastante eficiente para suportar uma diversidade de produtos.
2. Personalização do criativo de acordo com o interesse de cada usuário
Muitas vezes, especialmente para audiências premium em que você está pagando um CPM mais caro para alcançar um público mais valioso, não personalizar um criativo pode significar uma grande oportunidade perdida. Afinal, não há muito sentido em veicular um anúncio padrão a uma impressão extremamente valiosa e pela qual você está pagando mais.
Por meio de tags de adserver implementadas em um site (e integradas com a tecnologia DCO), a plataforma coleta os dados de usuários (comportamento, dispositivo, dados demográficos e contexto) que navegam nas páginas. Com base em dados do perfil de navegação de cada usuário, a solução possibilita o desenvolvimento de criativos com conteúdos, imagens e até ofertas personalizados.
Como funciona na prática: a partir da floodlight instalada no site, é possível identificar que o usuário pesquisou uma passagem para Salvador, pelo valor de R$1 mil, mas não concluiu a compra. A plataforma coleta esses dados em tempo real no site do anunciante e exibe de forma automática o criativo mais relevante para esse usuário: com chamadas e imagens sobre Salvador e um preço promocional para uma data próxima.
Sem dúvidas, o engajamento com esse anúncio será muito mais profundo, relevante e assertivo em comparação a um anúncio padrão.
3. Testes de diferentes criativos e análise de resultados facilitada
Como saber qual cor de fundo da peça pode atrair mais atenção? A tecnologia DCO pode testar várias cores de plano de fundo combinadas a diversas imagens em destaque, call-to-action (CTA) e cores de botão. Uma vez que as regras de anúncio são definidas na plataforma, ela consegue abranger todas as possibilidades, o que um ser humano demoraria dias para criar (por exemplo, 5 x 5 x 5 x 5 = 625 versões).
Posteriormente, quando os criativos estão rodando, um adserver integrado a sua campanha identifica com qual variação os usuários estão interagindo mais, o que possibilita aos profissionais de marketing descobrir qual é o melhor botão de sucesso ou qual o texto mais atrativo dentre as opções.
Assim, a tecnologia de DCO, com o apoio de um adserver, viabiliza tanto estratégias de performance, ao identificar quais os textos ou botões são mais chamativos e estão gerando mais leads, quanto de branding, ao propiciar formas diferentes de apresentar a marca ao consumidor.
4. Sequenciamento de storytelling
Com a ajuda do adserver também é possível trabalhar o storytelling em mídia digital. A solução permite aos anunciantes utilizar criativos dinâmicos para produzir formas mais eficazes de storytelling por meio da definição de um sequenciamento.
Assim, a marca pode utilizar uma estratégia de branding para contar uma história sobre um novo produto de forma mais amigável e analisar se o engajamento dos usuários está aumentando conforme a história evolui.
No entanto, o storytelling ainda é muito pouco utilizado pelos profissionais de marketing tanto por desconhecimento dessa funcionalidade no adserver, tanto por questões de custo, já que será necessária a produção de um número maior de peças pela agência. Como vimos, o DCO oferece customização anúncios em larga escala sem aumentar custos de criação.
5. Otimização de criativos
Ao invés de deixar que os veículos otimizem os criativos, sejam de storytelling ou de testes A/B, o adserver identifica automaticamente as variações da peça que não estão com bom desempenho, de acordo com a quantidade de cliques ou quantidade de leads gerados, e prioriza a entrega dos que estão gerando resultados melhores.
A vantagem do DCO é que essa análise não depende do ser humano, o que acaba evitando erros de cálculo, sem contar que a entrega de banners não é interrompida. Essa funcionalidade é importante para consolidar toda a gestão dos criativos e aumentar a assertividade nas entregas.
Quero investir em DCO! O que fazer?
Por entregar anúncios mais relevantes, testados e otimizados, o Dynamic Creative Optimization, no entanto, é considerado a “última etapa do programático”. Ou seja, é preciso ter a casa em ordem para que a mágica da otimização aconteça.
Isso quer dizer que seu data warehouse deve estar funcionando para que os dados estejam organizados, categorizados e acionáveis e seja possível entregar a mensagem mais relevante àquela impressão. Por isso, é importante contar com parceiros confiáveis que garantam que todas as pontas da estratégia estejam conectadas.
A Predicta oferece todo suporte para agências e anunciantes no que se refere à Dynamic Creative Optimization, bem como à integração do adserver e da plataforma DSP a sua campanha de mídia.
Vamos testar? Agende uma reunião conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.