Campaign Manager: conheça o adserver do Google
Devido à variedade de relatórios que oferece para avaliar o desempenho de uma campanha de mídia, o Campaign Manager (CM), adserver do Google, é conhecido como “auditor de dados”. Mas a ferramenta vai muito além e inclui diversos recursos para planejamento, otimização e mensuração de mídia.
O CM é uma das ferramentas que integram a Google Marketing Platform, plataforma unificada de marketing e analytics da companhia. Antes de conhecer mais sobre a ferramenta, é importante entender o que é um ad server.
O adserver é um servidor de publicidade online que hospeda, gerencia e entrega criativos em espaços publicitários. Na prática, ele viabiliza a entrega de um anúncio para o usuário ideal no momento ideal.
Funciona assim: primeiro o usuário entra no site que tem espaço publicitário; depois um anúncio é escolhido para completar o espaço; em seguida, o adserver do anunciante fornece o melhor criativo com base na audiência e perfil comportamental; por fim, o anúncio é veiculado e todos os dados de performance são enviados de volta ao adserver.
Quais as vantagens oferecidas aos anunciantes?
O sistema de gerenciamento de anúncios digitais auxilia anunciantes e agências a gerenciar campanhas digitais em sites e dispositivos móveis. Para tanto, ele abrange um conjunto eficiente de recursos para a veiculação do anúncio, segmentação, verificação e geração de relatórios.
O Campaign Manager possibilita aos anunciantes acompanhar todas as principais métricas referentes à campanha de forma unificada: de mensurações avançadas (como viewability e fraude) à atribuição com base em dados e ações de mídia. A plataforma também hospeda e veicula variados formatos de anúncio nos mais diversos canais.
Centralização e controle
Com o Campaign Manager, é possível obter uma visão unificada de sua campanha já que ele mensura todas as ações de marketing (mídias, canais e dispositivos). A ferramenta analisa, por exemplo, quantas vezes um banner foi exibido, a taxa de cliques, a frequência e a impressões visíveis. Todos esses dados das campanhas são fornecidos de maneira centralizada, sem sobreposição entre os publishers.
Com isso, os profissionais de marketing conseguem saber o desempenho real da campanha em cada veículo, uma vez que o CM mostra o número de usuários únicos e a frequência da campanha, cruzando todos os publishers.
Mensurações avançadas
No CM, você também pode medir diversas métricas de campanha como:
– viewability: métrica que mede se os anúncios foram, de fato, vistos. Segundo definição do IAB, o viewability de um anúncio garante que pelo menos 50% da peça (ou metade dos pixels) deve estar visível por pelo menos um segundo na tela ativa para display ou por, no mínimo, dois segundos no caso de um vídeo; ou quando é confirmada a interação real do usuário com o anúncio. O CM utiliza a tecnologia ActiveView para medir a quantidade de anúncios visíveis, como uma porcentagem do total de anúncios e o ActiveView+, que disponibiliza 13 métricas suplementares para avaliar audibilidade e visibilidade (por exemplo, na tela, áudio e vídeo);
– alcance: avalia o alcance de forma holística em toda a compra digital. Em vez de medir cookies, mede as pessoas impactadas para verificar quantos usuários únicos foram alcançados;
– cross device: rastreia e reporta performance em todos os dispositivos, monitorando toda a jornada do consumidor, independentemente se o acesso ocorreu via mobile, desktop ou tablet;
– audiência e GRPs: identifica onde anúncios foram vistos pelo público-alvo. Os relatórios unificados do CM facilitam a otimização dos investimentos em cada veículo, o controle de frequência e o acesso a insights relevantes sobre as campanhas para apontar qual é o melhor caminho na jornada do usuário até a conversão;
– fraude: a plataforma também garante que o anúncio foi realmente visto por tráfego humano. Enquanto o filtro pré-bid exclui o tráfego inválido antes que um lance seja feito, o filtro pós-bid realiza a análise depois que o anúncio é exibido e exclui o tráfego inválido. A solução também possui proteção contra malware, botnets, hidden ad, inventário falso, click-jacking, click farming e session hijacking;
– verificação: o ferramenta permite realizar segmentação, monitoramento e bloqueio de anúncios com base em configurações de verificação. O CM faz a verificação sensível dos conteúdos que podem ser atrelados à marca e, ainda, possibilita a criação de uma lista de bloqueios de sites, garantindo o brand safety. Essa funcionalidade é indispensável para ajudar a preservar a marca e evitar que a compra de mídia seja feita em sites ou páginas de conteúdo sensível. Também garante se a entrega está sendo realizada dentro de uma geolocalização, especificamente dentro um país.
Quais as vantagens de integrar um Adserver a sua campanha digital?
O Campaing Manager é uma ferramenta indispensável para gerenciar seus anúncios e ajudar a garantir cada vez mais assertividade na comunicação com seus consumidores. Para esclarecer todos esses benefícios de forma mais profunda, a Predicta lançou o e-book 8 coisas que são impossíveis de serem feitas sem integrar um Adserver a sua campanha digital. Clique aqui para fazer o download agora mesmo.
Conte com a expertise da Predicta para integrar e gerenciar a solução às suas campanhas digitais. Somos parceiros premium do Google, com equipes certificadas para gerenciar as plataformas do Google Marketing Platform (incluindo Campaign Manager e Display&Video 360) e Cloud Platform.
Vamos começar? Vamos testar? Agende uma reunião conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.