5 motivos para começar a usar o Data Studio para visualizar seus dados
O Google Data Studio é uma ferramenta de dashboard do Google altamente personalizável e fácil de usar. É capaz de reunir diversas fontes de dados e extrair informações do Google Analytics, Google Ads, Search Console, YouTube e outras para criar relatórios e painéis informativos totalmente amigáveis.
Assim como os aplicativos no Google Drive, o Data Studio amplia a capacidade de colaboração nas equipes para otimizar a gestão de relatórios de equipes e também entre clientes externos.
Além do fato de ser gratuito – um motivo considerável – o Data Studio possui diversos recursos e vantagens para quem busca transformar dados em informações valiosas para os negócios. Listamos abaixo 5 razões pelas quais você deve começar a utilizar o Data Studio para visualizar seus dados.
1. Agrupe várias fontes de dados com facilidade para gerar relatórios
Com o Data Studio você consegue processar praticamente qualquer tipo de dado para criar relatórios personalizados, sem necessidade de dominar as linguagens de programação.
Conecte fontes de dados como:
– produtos do Google Marketing Platform, como Google Analytics, Google Ads, Display & Video 360 e Search Ads 360;
– produtos de consumo do Google, como Planilhas, YouTube e Search Console;
– bancos de dados, como BigQuery, MySQL e PostgreSQL;
– arquivos simples por meio do upload de arquivos CSV e Google Cloud Storage.
E, ainda, é possível utilizar conectores de terceiros, como redes sociais, para agregar dados. Alguns conectores: Facebook Ads and Insights, Twitter, Reddit, Amazon Seller, AdStage e outros.
2. Visualize dados de forma personalizada com gráficos atraentes
O Data Studio permite reunir múltiplas fontes de dados para criar gráficos e tabelas totalmente configuráveis, basta arrastar e soltar os elementos no dashboard. Assim, você consegue acessar os dados de forma visual graças a diferentes recursos, como a opção de adicionar marcações aos seus relatórios com base em textos e imagens, bem como aplicar estilos e temas de cores para uma visualização mais atraente.
Você pode personalizar as exibições de dados com gráficos de linhas, pizza e barra, mapas geográficos, gráficos de área e bolhas, tabelas de dados paginadas, tabelas dinâmicas e muito mais. Também é possível desenvolver relatórios interativos com os filtros de visualização e controles de período de maneira altamente flexível, para maior controle de dados.
Há possibilidade de incluir links e imagens clicáveis para criar catálogos de produtos, bibliotecas de vídeos e outros tipos de conteúdos. Basicamente, todos esses recursos ajudam a gerar relatórios sobre as métricas que impulsionam o ROI do seu negócio.
3. Compartilhe seus dados com sua equipe e com o mundo
Depois de criar relatórios atraentes, é hora de compartilhar insights com agilidade e trabalhar em equipe. Pelo Data Studio, você consegue facilmente compartilhar esses gráficos por e-mail, salvá-los em PDF ou imprimi-los.
Também pode liberar o acesso direto à equipe, definir permissões para visualizar e/ou editar qualquer relatório. Essa funcionalidade facilita a colaboração entre diferentes indivíduos, times e empresas no mesmo report.
E se você quiser ampliar o alcance de seus dados, basta incorporar os relatórios a outros materiais e páginas, como o Google Sites, postagens em blogs, artigos de marketing, relatórios anuais e apresentações.
4. Trabalhe em tempo real
Muitas vezes, quando o time de marketing consegue fazer um relatório com os dados de mídia, as informações já estão desatualizadas. O Data Studio consegue justamente ajudar a superar essa dificuldade de obter dados acionáveis e facilitar a criação de uma cultura data-driven.
Qualquer alteração feita nos gráficos ou relatórios do Data Studio é atualizada em tempo real. A cada novo input, tudo é salvo na última versão, o que propicia a tomada de decisões baseadas em dados, e não em suposições.
A partir do momento que o dashboard é configurado, a ferramenta realiza análises em tempo real. Posteriormente, basta fazer alguns ajustes, de acordo com o tipo de análise que você quer obter, para continuar acessando insights extraídos de diversas fontes de dados.
5. Explore seus dados com uma ferramenta gratuita
Para facilitar a entrada das empresas no mundo do big data e ajudá-las a tomar decisões sobre campanhas de maneira ágil e assertiva, o Google disponibiliza a ferramenta de análise Data Studio gratuitamente. Sem dúvidas, um motivo inquestionável para que você comece a usar agora mesmo o Data Studio em suas análises e visualizações de dados.
A Predicta conta com um time de especialistas em Analytics que podem auxiliar sua empresa na integração de dados de diversas fontes, com apoio do Google Data Studio, com intuito extrair insights poderosos para seus negócios.
Vamos começar? Fale conosco pelo (11) 3463-5600 ou pelo e-mail falecom@predicta.net.