5 erros comuns no Google Ads que podem desperdiçar seus investimentos
Em junho de 2018, o Google Adwords teve a sua nomenclatura mudada e passou a se chamar Google Ads. O nome pode até ter mudado, mas alguns princípios se mantiveram daquele Adwords lançado 18 anos atrás. Você escreve um anúncio para um negócio, escolhe as palavras-chave para determinar em que tipos de pesquisas deseja aparecer no Google e escolhe o quanto quer investir a cada vez que alguém for direcionado para o seu site quando clicar naquele anúncio.
Pode parecer fácil organizar uma campanha de Google Ads, mas alguns erros simples, porém muito comuns, podem prejudicar a performance e os resultados do seu anúncio. Vamos a eles:
1 – Escolher as palavras-chave erradas
Muita gente acredita que, quanto mais palavras-chave existem em uma campanha, melhor. O próprio Google ainda o encoraja a colocar mais palavras-chave com sua ferramentas de sugestão. Mas a primeira coisa a se fazer quando o assunto é solucionar problemas em uma campanha de Google Ads é remover muitas dessas palavras-chave. O motivo? Essas palavras não mostram as intenções do potencial cliente.
Por exemplo: imagine que o seu business ofereça um serviço de limpeza para cozinhas industriais e comerciais. Um desses serviços que você deseja anunciar é de uma limpeza a vapor. Logo, já surgem palavras-chave como:
– limpeza de cozinha a vapor
– empresa de limpeza de cozinha a vapor
– como limpar uma cozinha com vapor
A primeira das opções é ambígua. Alguém que procura por “limpeza de cozinha a vapor” pode estar procurando uma empresa para fazer isso ou dicas para fazê-lo sozinha. Por outro lado, quem busca por “empresa de limpeza de cozinha a vapor” está mostrando muito mais sinergia com o seu negócio, ou seja, alguém que faça essa limpeza por eles. A última das opções é a menos efetiva, já que pessoas que buscam por “como fazer” querem, de fato, realizar o serviço sozinhas.
Para reduzir os custos do Google Ads e melhorar os retornos de investimento é preciso cortar algumas palavras-chave que não mostram grandes intenções de compra.
2 – Usar a ferramente Broad Match do próprio Google
Existe a crença de que se alguém investir em uma palavra-chave em particular – por exemplo “reparo de máquina de lavar” – o anúncio só aparece para quem pesquisar exatamente essa frase. Apesar disso, por padrão, o Google usa um recurso chamado de Broad Match para determinar quais termos semelhantes às palavras-chave podem trazer também o seu anúncio.
Por isso, ao investir em “reparo de máquina de lavar” com o recurso do Broad Match habilitado, pode entregar seu anúncio em buscas como “avaliações de máquina de lavar” ou “manual de máquina de lavar”.
3 – Não ter criativos o suficiente
É normal pensar que ter apenas um criativo para entregar a todos que forem impactados pelos anúncios já basta. Mas uma campanha de sucesso no Google Ads se apoia em anúncios personalizados e que tenham relevância com quem está buscando. É impossível fazer isso com apenas um criativo, ainda mais quando se oferece diferentes produtos/serviços.
4 – Deixar o “Display Select” habilitado
O Google tem duas redes ligadas ao Google Ads. A que a maioria das pessoas conhece é a Rede de Pesquisa (Search), na qual os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google. Mas também existe a Rede de Display, onde seus anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de sites na Internet.
Como a Rede de Display envolve a veiculação de anúncios para as pessoas enquanto navegam em outros sites, o engajamento é menor do que a da Rede de Pesquisa, onde os usuários já fazem buscas específicas sobre produtos e serviços.
Por padrão, o Google Ads define suas campanhas como “Rede de Pesquisa com exibição em Display”. Isso significa que seus anúncios serão exibidos nas duas redes. Uma estratégia muito melhor é alterar essa configuração para “Apenas na Rede de Pesquisa”, melhorando a qualidade do seu tráfego.
Se mais tarde você decidir que pretende experimentar anúncios de Display, é válido fazer uma campanha direcionada a ela. Dessa forma, você mantém seus dois tipos diferentes de tráfego separados um do outro e fica mais fácil analisar resultados, ajustes etc.
5 – Não usar Extensões de Anúncio
“Extensões de anúncio” é o nome dado para vários tipos de informações adicionais que podem ser exibidas abaixo ou ao lado do anúncio do Google Ads. Essas extensões permitem que você inclua elementos como seu número de telefone, seu endereço ou até mesmo uma lista de seus principais serviços como linhas extras de texto da campanha. O anúncio fica mais atrativo e até mesmo maior fisicamente.
Conteúdo original publicado no Smart Insights